A queda do dólar

 

A cotação do dólar, nesta quinta-feira, fechou em R$ 1,953. Essa desvalorização do dólar é resultado das exportações brasileiras, que vieram aumentando ano a ano. Isto é um exemplo da “troca justa” em que o economista, do século XVIII, Adam Smith, falou. Nós produzimos e eles (os compradores internacionais) recebem esse produto em troca de dólares. Isso aumenta nossa riqueza, e, em conseqüência disto, o preço do dólar cai. É a lei da oferta da procura: nós produzimos, exportamos, recebemos em dólares, importamos, mais e mais, cada vez vêm mais e mais dólares, até que chega um ponto em que a moeda começa a despencar. Muito fácil de entender.

Muitos ficam eufóricos, outros receosos, mas enfim, quais os benefícios que o dólar traz a população brasileira, de um modo geral? A resposta parece ser fácil, mas analisada profundamente, vemos que o assunto é um pouco mais complexo.

Um benefício que poder nos trazer de imediato, é o aumento nas importações brasileiras. Isto é, a sociedade com o real valorizado em relação ao dólar, passa a ter mais poder de compra, portanto, aumenta a entrada de produtos vindos de fora para nosso país. Isto é vital para a nossa sociedade de consumo. No mundo capitalista, o consumo é um dos principais aspectos, senão o único ou de maior expressão. Este é um fator benéfico e fundamental para nossa sociedade, já que país nenhum é capaz de se auto-sustentar, de forma a atender todas as necessidades da sua população. Simplificando, aumenta nosso poder de troca frente ao mercado internacional. Até aqui, fatores benéficos para nossa sociedade.

Uma das coisas que podem ser nocivas, sem dúvida alguma, é a intervenção estatal – que segundo eles (os governantes) não possuem a menor vontade de interferir no câmbio, pelo menos a princípio. Mas essa intervenção, não pode ser somente atribuída à disponibilidade de dólares existentes para negócio no mercado, ou nas reservas do Banco Central, ela pode ser de outra maneira: criando barreiras para que se dificultem a entrada de bens de consumo em nosso país. Um exemplo disso é a taxa que o governo brasileiro impôs aos produtos de vestuários vindo dos países asiáticos. Acusando concorrência desleal para se tomar tal medida. Claro que essa medida foi tomada, devido à pressão que os industriais e empresários brasileiros fizeram no governo. Para mim isso não passa de mentira deslavada. Esse protecionismo imposto a esses produtos só prejudica a população de baixa renda, ou seja, os mais necessitados.

Os industriais brasileiros, ao invés de aproveitarem a queda do dólar para fazerem melhorias em suas indústrias, importando maquinário, matéria-prima, enfim, aproveitar esse momento para se modernizarem e em conseqüência disto produzirem produtos mais baratos, ficam se preocupando com o concorrente “desleal”. Essas medidas protecionistas prejudicam a maioria da população. É um pensamento típico de latino americano, onde o princípio é: se eu quebrar a perna do meu visinho, passo a andar melhor. Essa frase foi dita pelo economista Rodrigo Constantino.

Nossos empresários e industriais devem se preocupar em fazer protesto contra a corrupção. Devem também se preocupar com as reformas indispensáveis para  geração de riqueza em nosso país, não em ficar fazendo lobby em benefício próprio. Sou a favor de um estado liberal, estado esse, que beneficia os mais necessitados.

7 Respostas to “A queda do dólar”

  1. Lennin Says:

    vc é um liberal sem vergonha, fica colocando essas idéias reacionárias desses teóricos burgueses e se esquece q a indústria nacional fica fraca com isso. vamos valorizar nosso produto…

  2. Valmir Says:

    Concordo com o seu pensamento, mas se a indústria nacional quebrar, quem irá nos ajudar? O Chapolin Colorado? Precisamos manter forte nosso mercado interno, caso contrário, fica inviabilizado nosso crescimento.

  3. Edgar Says:

    Precisamos sim defender o que é nosso de direito. Um exemplo de proteção é o que a Bolívia vem fazendo, esse é um exemplo a ser seguido.

  4. klebermen Says:

    Caramba!!! Nunca ouvi tamanha bobeira!!! Fazia tempo q eu não via comentário desse tipo!!! Faz o seguinte, vai morar lá!!!

  5. RONALDO ALVES Says:

    Kleber quem lêr seus comentarios nem imagina que vc é um Petista de carteirinha!!!

  6. souza Says:

    Isso aí, vamos aumentar a produção lá de fora e com isto aumentar também o emprego deles. Enquanto isto aumentamos o índice de desemprego aqui, então quero ver quem vai ter dinheiro pra comprar alguma coisa, mesmo sendo mais barata.

  7. Claudnei Says:

    Somos prova de uma evolução natural de medidas que nos coloca agora na bola da vez, tão bom é ver o lado do rico como o lado do pobre, duas vertentes que se ajudam a caminhar, achar o ponto de equilibrio é o mair desafio de um ser humano, estatal, e corporal, a valorização de um povo só se constrói, primordialmente com a valorização do ser humano, máquinas são meros intrumentros, frios e calculistas, conceitualmente eles foram feitas por nós e a nós se devem curvar, deste o chão da fábrica até ao mais alto da estrutura, se não for assim, sempre estaremos correndo atráz delas, frutos de nosso visão curta, pensando que eles podem nos substituir, o criador jamais e menor que sua criação.

Deixe um comentário